O cabeça-de-lista do partido Renamo na cidade de Maputo, Venâncio Mondlane, deu, hoje, um ultimato à direcção máxima da Renamo para escolher entre o lado da verdade eleitoral ou do Conselho Constitucional (CC).
O Acórdão do CC que apresenta os resultados definitivos das eleições autárquicas de 11 de Outubro de 2023 atribui vitória ao partido Frelimo na autarquia de Maputo. Venâncio Mondlane contesta os resultados.
Reagindo ao anúncio do CC, o também deputado da Assembleia da República pelo partido Renamo, suspeita que a direcção máxima da Renamo tenha abandonado a luta pela reposição da verdade eleitoral a troco de algum acordo.
“Há gente do partido que estava connosco na campanha e que tem responsabilidades neste partido e não estão aqui com o povo. Parece que já sabiam desse resultado”, disse Mondlane perante alguns membros e simpatizantes do partido na delegação da Renamo da cidade de Maputo. “Se calhar estão lá a brindar com os outros”.
“Eu espero que o partido Renamo, na mais alta direcção do partido Renamo saiba respeitar a vontade do povo e de que lado deve ficar: do lado do conselho constitucional com as suas mentiras e falsidade, ou do lado do povo com a verdade”, disse, frisando que isto vai depender da decisão que o partido vai tomar.
Ele anunciou que o partido Renamo vai hoje reunir-se para avaliar os resultados apresentados pelo CC.
“Nessa reunião, para a qual fui convidado, vou passar a mesma mensagem que estou aqui a deixar”, antecipou, notando que a vontade do povo é inegociável.
“Não se pode fazer negócio com a vontade do povo. É vontade nobre, de Deus”, disse, e criticou o facto de o partido ter emitido uma ordem para os membros e simpatizantes não se aglomerarem durante o anúncio dos resultados pelo CC. “Não quero colocar-me como rebelde para a minha chefia e direcção do partido. Mas espero uma orientação da verdade”.
Deixe uma resposta