O candidato presidencial independente, Venâncio Mondlane, manifestou, a instantes, a aceitação da proposta formulada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, para um encontro com outros candidatos presidenciais.
Nyusi propõe encontro com candidatos presidenciais para discutir sobre a situação do país
“Eu aceito, sem reservas, essa mesa de diálogo. Mas esse diálogo, como qualquer negociação, deve ter uma agenda” disse, durante uma live, a partir de parte incerta.
Uma outra condição que leva para o encontro é que o mesmo ocorra à portas abertas, ou seja, com acesso para a comunicação social, sociedade civil e outras partes interessadas.
Encontro com candidatos presidenciais pode acontecer na próxima semana, segundo Nyusi
Segundo Mondlane, ele recebeu 40 mil e-mails de cidadãos moçambicanos a propor as formas de actuação das próximas fases da greve, mas também sobre que assuntos levar à mesa de diálogo.
Neste sentido, avançou, já foram compiladas um pouco mais de 20 propostas para o encontro entre os candidatos e o Presidente da República.
Mondlane prometeu submeter, amanhã, um ofício, ao gabinete de Filipe Nyusi, com as referidas propostas. Assegurou que após a acusação de recepção o mesmo vai ser partilhado para os moçambicanos e a comunidade internacional. “Para que tudo seja transparente”.
“Não queremos diálogos onde o povo não tem o direito de dizer uma única palavra. Muitas vezes os diálogos não representam o verdadeiro sentimento do povo. Outros até ocorrem e o povo não sabe porque são à portas-fechadas” disse.
Deixe uma resposta