Um recente ataque terrorista ao distrito de Mocímboa da praia reacendeu o sentimento de medo nas comunidades e preocupação das autoridades. Neste sentido, o Governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, instou, recentemente, à população a manter-se vigilante.
A aldeia de Naquitenge foi alvo de uma ataque que deixou cerca de 12 mortos e vários feridos. A incursão, de acordo com a Lusa (via RTP), foi reclamada pelo grupo terrorista Estado Islâmico.
“Os trabalhos continuam normalmente, o que aconteceu em Naquitenge não é algo para paralisar as atividades e os sonhos da província de Cabo Delgado”, disse Valige Tauabo, na terça-feira, à margem da inauguração do armazém de grafite de Balama, em Cabo Delgado.
Na perspectiva de Tauabo, trata-se de um ataque oportunista na medida em que os terroristas se dispersam, passando por várias zonas em resultado dos trablhos de persguição das Forças de Defesa e Segurança. Entretanto, diz o Governador que a população desloca-se e circula naquele distrito normalmente.
“Neste momento há uma acalmia relativa e nós saudamos essa bravura das nossa Forças de Defesa e Segurança”, frisou o governador, pedindo que a população continue vigilante.
Na segunda-feira, o Ministro da Defesa, Cristóvão Chume, classificou como “natural e expectável” o novo ataque de rebeldes em Mocímboa da Praia, considerando que os insurgentes estão a tentar mostrar que continuam activos após a morte do líder do grupo, Bonomade Machude.
Deixe uma resposta