Actualização da Notícia mais abaixo…
O antigo Ministro da Finanças, Manuel Chang, já foi transferido para os Estados Unidos da América (EUA), onde deverá responder sobre o seu alegado envolvimento na contracção de dívidas sem o aval do parlamento e dos doadores.
O mozambiqueinsights, que cita fonte familiarizada com o assunto, avança que as informações sobre a sua transferência ainda são escassas, mas, para já, sabe-se que Chang é mantido em custódia em uma prisão de Nova Iorque.
A transferência de Chang pode ter sido o que levou o seu advogado, Ford O’Brien, a apresentar uma moção se rejeitar a acusação feita contra Chang. A iniciativa da defesa é vista como uma estratégia para forçar a mão do tribunal. Na base da moção, está o facto de Chang ter passado mais de quatro anos numa prisão sul-africana, e a defesa gostaria de usar isso para reduzir a sua pena, caso seja condenado, lê-se na notícia.
Seria interessante saber quem está a pagar os honorários legais de Chang, uma vez que O’Brien é um advogado nova-iorquino muito caro, escreve o portal.
De resto é o que já se escreve nos media há vários anos, a saber:
[reproduzimos o texto-fonte]
Chang foi detido em Dezembro de 2018 no Aeroporto Internacional OR Tambo, em Joanesburgo, a caminho do Dubai, na sequência de um mandado de captura dos EUA, o que levou a uma longa batalha de extradição entre Moçambique e os EUA, que terminou quando, a 25 de Maio de 2023, o Tribunal Constitucional da África do Sul decidiu a favor dos EUA.
Os EUA indiciaram Chang pelo seu papel no escândalo das “dívidas ocultas” de 2,2 mil milhões de dólares que três empresas moçambicanas obtiveram dos bancos Credit Suisse e VTB Russia, com o único contratante e fornecedor, o grupo Privinvest, sediado em Abu Dhabi, a vender-lhes barcos de pesca, equipamento militar, estações de radar e outros activos a preços excessivamente inflaccionados, entre 2013 e 2014.
Enquanto Ministro das Finanças, Chang assinou garantias de empréstimo, comprometendo-se o Governo a pagar aos bancos em caso de incumprimento das empresas, o que acabou por se verificar.
Actualização…
Informações actualizadas e partilhadas por uma fonte, que cita fonte consultada pelo Savana, avançam que o antigo Ministro das Finanças, Manuel Chang, ainda está sob custódia da justiça sul-africana, “aguardando procedimentos posteriores”. Esta última informação, contradiz da fonte acima citada.
Pelo dito e não dito, fica assim colocado o suspense sobre o real paradeiro do antigo Ministro das Finanças, Manuel Chang, indiciado de participar nas Dívidas Ocultas.
Continuamos à espreita…. [Actualizado às 19h52]
Deixe uma resposta