Terrorismo: Tropas sul-africanas da SAMIM iniciam processo de retirada em Cabo Delgado

Terrorismo: Tropas sul-africanas da SAMIM iniciam processo de retirada em Cabo Delgado

As tropas sul-africanas que ajudaram a combater o terrorismo na província de Cabo Delgado, no norte do País, iniciaram esta segunda-feira (15) o seu processo de retirada. As mesmas fazem parte da Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (Southern African Development Community Mission in Mozambique, SAMIM, em inglês).

Segundo o DefenceWeb, na semana passada, houve um desfile de despedida dos sul-africanos, marcando assim o final da sua estadia no norte de Moçambique.

Dos oito países que compõem a SAMIM, o primeiro contingente a retirar-se foi o do Botsuana. Segue-se agora o da África do Sul, sendo que os restantes seis, nomeadamente Angola, República Democrática do Congo (RDC), Lesoto, Maláui, Tanzânia e Zâmbia, vão sair do País até finais de Julho.

“Com a saída da SAMIM, restará apenas o contingente do Ruanda, que tem ajudando as Forças Armadas de Defesa de Moçambique nos esforços contínuos para conter os ataques terroristas. Actualmente, as tropas ruandesas estão a aumentar o policiamento comunitário e a cooperação civil/militar em Cabo Delgado, havendo relatos de que o Governo daquele país pretende acrescentar militares”, avançou o órgão de comunicação.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.