Terrorismo: Moçambique vai receber equipamento militar da Rússia

Terrorismo: Moçambique vai receber equipamento militar da Rússia

A Rússia vai fornecer equipamento militar a Moçambique para melhorar a capacidade nacional de combate ao terrorismo e de defesa do território.

A notícia foi avançada, esta quarta-feira, em Maputo, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, após uma longa audiência com o Presidente da República, Filipe Nyusi.

Na sala onde iria decorrer a conferência de imprensa, estavam mais de duas dezenas de jornalistas, que aguardavam pelas primeiras declarações após o extenso encontro entre o Presidente da República e Sergei Lavrov.

Conhecido por seu estilo incisivo, Lavrov teve a sua intervenção marcada de promessas e recados ao ocidente.

Sergei Lavrov disse a comunicação social que, a Rússia esta pronta para fornecer equipamento militar a Moçambique para melhorar a capacidade de defesa e combate ao terrorismo, através da reactivação da cooperação técnico-militar, que tinha sido suspensa por causa da pandemia da Covid-19.

A Rússia está “disposta a fornecer equipamentos aos amigos moçambicanos, tanto para o reforço da segurança do país, como para combate antiterrorista”, salientou Lavrov, em alusão aos ataques terroristas em Cabo Delgado.

Na mesma ocasião, o governante russo, falou do encontro que Filipe Nyusi e Vladimir Putin vão manter em Julho, à margem da cimeira Rússia-África, na cidade de São Petersburgo, para o efeito entregou o convite ao Chefe de Estado moçambicano nesta visita.

“Preparamo-nos para a segunda cimeira Rússia-África, em Julho, em São Petersburgo, entre os dias 26 e 29, e esperamos uma comitiva representativa de Moçambique, liderada pelo Presidente Nyusi. Além da agenda, haverá um encontro bilateral entre o Presidente Putin e o Presidente Nyusi”, informou.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.