SNJ solidariza-se com a classe jornalística pela morte do jornalista do Simião Ponguane

SNJ solidariza-se com a classe jornalística pela morte do jornalista do Simião Ponguane

Comunicado do SNJ

Foi com pesar e consternação que o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) tomou conhecimento do falecimento do jornalista Simião Augusto Ponguana, da Televisão de Moçambique, ocorrido hoje, 20 de Março, em Maputo, vítima de doença – um cancro contra o qual lutava pelo menos há três anos.

Nascido a 13 de Outubro de 1965, no distrito de Massinga, província de Inhambane, Ponguana ingressou nos quadros da então Televisão Experimental de Moçambique, hoje TVM, em Abril de 1988, tendo ao longo da sua carreira desempenhado várias funções, com destaque para as de Chefe da Redacção, Director de Informação e do Canal Internacional, Assessor Editorial do Conselho de Administração e Correspondente na África do Sul. Foi igualmente Correspondente de órgãos de informação estrangeiros. Encontrava-se já em processo de aposentação. Filiou-se ao Sindicato Nacional de Jornalistas em Março de 1992.

Simião Ponguana marcou uma geração do jornalismo moçambicano, particularmente o televisivo, com o seu estilo característico de comunicar e, particularmente, de entrevistar.

Neste momento de profunda mágoa, o Secretariado Executivo do SNJ, em nome dos restantes órgãos sociais e dos membros em geral, endereça as mais sentidas condolências à família enlutada, aos colegas da TVM e a todos os profissionais de comunicação social. Que a alma de Simião Ponguana descanse em paz!

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.