O candidato zambiano à presidência do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD/AfDB), Samuel Maimbo, apelou, ontem, ao Presidente da República, Daniel Chapo, o apoio de Moçambique para fortalecer a sua candidatura.
Após uma audiência do com Chapo, Maimbo disse que o seu compromisso, caso seja eleito, é garantir investimentos em infra-estruturas, na agricultura e no comércio, “áreas para as quais Moçambique está bem posicionado”.
Na visão do candidato, Moçambique possui potenciais de desenvolvimento tais que a Zâmbia não os possui, e todos eles estão alinhados com o seu projecto presidencial para o BAD.
Apontou os três portos que, segundo ele, oferecem a oportunidade de desenvolver corredores na agricultura, em investimentos que fazem a diferença para a economia.
“Mas o maior trunfo para Moçambique é o povo moçambicano, gente calorosa com quem trabalhei, empenhada, trabalhadora, e estou muito optimista de que Moçambique irá desempenhar um papel significativo na região”, destacou, citado pela AIM.
Além disso, destacou o potencial energético de Moçambique e a sua importância para a região austral de África.
“O meu país passou por uma seca devastadora. Só sobrevivemos porque conseguimos importar combustível e recursos de Moçambique. Por isso, o meu empenho e o meu optimismo em relação a Moçambique são muito fortes” disse.
Ele referiu que recebeu bons conselhos de Chapo sobre como fazer uma boa campanha para alcançar seus objectivos.
Maimbo já foi vice-presidente do Banco Mundial, é especialista reconhecido em desenvolvimento económico, demonstrou sua competência mobilizando um montante de 93 mil milhões de dólares para a Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), refere a AIM.
Deixe uma resposta