Samsung e Apple ganham terreno às marcas chinesas no mercado global de ‘smartphones’

Samsung e Apple ganham terreno às marcas chinesas no mercado global de ‘smartphones’

O mercado global de smartphones sofreu a maior queda da década em 2022 com uma redução de 11,3% nas vendas. Em simultâneo, as marcas Samsung e Apple, respectivamente primeira e segunda marcas com maior quota de mercado, cimentaram a sua posição com líderes de vendas, roubando espaço às três grandes marcas chinesas.

De acordo com o diário espanhol “El Economista”, citado pelo jornal Económico, o decréscimo no volume de vendas, a nível global, foi ainda mais acentuado no quarto trimestre, na ordem de 18,3%, naquele que é considerado o período mais importante do ano no sector, por incluir as festividades do natal e black friday.

A sul-coreana Samsung continua a liderar o mercado, tendo visto a sua quota de mercado ascender aos 21,6% em 2022, com 226,4 milhões de smartphones vendidos em todo o mundo, depois de deter uma quota de 20% registada em 2021. A variação das vendas da Apple foi semelhante, com a norte-americana a subir 1,5 pontos percentuais (p.p.), para os 18,8% no último ano, que correspondem a 226,4 milhões de vendas.

Em sentido oposto estiveram a Xiaomi, Oppo e Vivo, nos 12,7%, 8,6% e 8,2%, respectivamente, na sequência de quedas na ordem de 2,7, 1,2 e 1,4 p.p., respectivamente

A estes números, junta-se o aumento do período médio para a compra de um novo dispositivo, por parte dos consumidores, que chegou aos 40 meses.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.