Salários: Funcionários fantasmas fazem desaparecer 725 milhões de meticais do Estado

Salários: Funcionários fantasmas fazem desaparecer 725 milhões de meticais do Estado

O Estado moçambicano perdeu cerca de 725 milhões de meticais com o pagamento de salários a funcionários fantasmas nos últimos sete anos, informou a Directora de Planificação e Cooperação do Ministério da Administração Estatal e Função Pública, Brisa Novela.  

Nas acções de inspecção, foram descobertos mais de 3,240 funcionários e agentes do Estado que recebiam ilegalmente salários nas instituições públicas.

“Então, a prova de vida veio ajudar bastante e permitiu que o Estado pudesse garantir que os recursos não fossem desperdiçados em situações de que o Estado não tem conhecimento…que são os pagamentos dos salários e evitar funcionários fantasmas”, explicou.

Novela disse que as primeiras revelações de ocorrência de fraudes no processamento de salários para funcionários desconhecidos pelo Estado começaram a aparecer nos primeiros dois anos após a implementação da Prova de Vida.

“…quando interpelávamos os sectores para procurar saber porque neste mês os funcionários da instituição todos receberam salários, mas temos aqui uma lista de mais de 400 funcionários que não vieram provar a vida e nem receberam salários, os próprios sectores por vezes nem sabiam dizer quem eram esses funcionários”, referiu, citada hoje pela Rádio Moçambique.

A responsável disse que a maioria dos casos foram registados nos sectores da educação, saúde e defesa e segurança, e já existem funcionários a prestar conta à polícia.

Recorde-se que, no sábado (05), o Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique, Bernardino Rafael, garantiu não constituir verdade o facto de existirem funcionários fantasmas na corporação. “Fiquem descansados, nós conhecemo-nos”, disse, em Cabo Delgado.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.