A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reconhece ao resultado das eleições gerias e legislativas realizadas em Moçambique a 9 de Outubro de 2024.
“Foi bom ter percebido que todos os países da região reconhecem todo o processo que aconteceu, desde a divulgação dos resultados pela Comissão Nacional de Eleições, a validação pelo Conselho Constitucional, incluindo a tomada de posse, onde todos os países fizeram-se presentes, através dos ministros da defesa e negócios estrangeiros. O presidente sul-africano Cyril Ramaphosa esteve presente, na tomada de posse, e foi bom ter ouvido todos os países a felicitarem, por um lado, pela vitória e pela tomada de posse e, por outro lado, por ter marcado a presença pela primeira vez no órgão e todos a felicitarem”, disse Daniel Chapo.
Falando momentos após a sua primeira participação numa cimeira da SADC, em Harare, no Zimbabué, na qualidade de Presidente de Moçambique, Chapo expressou seus agradecimentos e manifestou a abertura de Moçambique para apoiar nos esforços de integração regional.
“Aproveitamos a ocasião para agradecer os países irmãos pelas felicitações e reiteramos o nosso compromisso para continuarmos a trabalharmos juntos para a integração regional económica, principalmente, para a integração dos nossos países, e também podermos continuar a apoiar os esforços que já foram estabelecidos a nível da união africana” disse.
Deixe uma resposta