Rubis de Montepuez rendem mais de mais de mil milhões de dólares à Gemfields

Rubis de Montepuez rendem mais de mais de mil milhões de dólares à Gemfields

A empresa mineira Gemfields, sediada em Londres, anunciou na quarta-feira que arrecadou 69,5 milhões de dólares americanos com um leilão de rubis em bruto de qualidade mista realizado entre 29 de novembro e 5 de dezembro em Banguecoque, na Tailândia.

As gemas foram extraídas na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, pela Montepuez Ruby Mining Limitada (MRM), detida em 75 por cento pela Gemfields e em 25 por cento pela sua parceira moçambicana, a Mwiriti Limitada.

Durante o leilão foram vendidos 97 lotes, num total de 239.591 quilates, a um preço médio de 290,02 dólares por quilate. O total de vendas de rubis da MRM em 21 leilões desde 2014 ascende assim a 1,049 mil milhões de dólares.

Em comunicado, a empresa sublinha que “o produto deste leilão será totalmente repatriado para a MRM em Moçambique, com todos os royalties devidos ao governo da República de Moçambique a serem pagos sobre a totalidade dos preços de venda alcançados no leilão”.

De acordo com Adrian Banks, Diretor-Geral de Produtos e Vendas da Gemfields, “nos últimos anos, os preços dos rubis nos nossos leilões têm vindo a aumentar cada vez mais e o nosso leilão final de 2023 veio confirmar essa tendência. Este leilão demonstrou que a procura e os preços dos rubis em bruto são decididamente saudáveis”.

Acrescentou que “a receita total do leilão da Gemfields para 2023 é de 242 milhões de dólares, a segunda maior da nossa história”.

A Montepuez Ruby Mining (MRM) detém uma concessão de 25 anos numa área de 340 quilómetros quadrados em Montepuez. (AIM)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.