Mais de 50 pequenos agricultores comerciais emergentes (PACEs) em Manica vão beneficiar de financiamento do SUSTENTA, para a fase de implementação na campanha agrícola 2021/ 2022.
O facto foi revelado esta segunda-feira pelo Secretário de Estado nesta província, Edson Macuácua, no quadro do lançamento do processo de candidaturas para o acesso aos fundos do SUSTENTA 2021/2022.
Vão também beneficiar dos pacotes tecnológicos do SUSTENTA em Manica cinco mil e duzentos pequenos agricultores distribuídos pelos distritos de Barue, Gondola, Macossa, Guro, Sussundenga, Mussurize, Manica e Vanduzi.
Edson Macuácua assegurou que o processo de candidatura vai decorrer de forma transparente e inclusiva, daí que encoraja aos pequenos agricultores comerciais emergentes a manifestar interesse de financiamento.
Para a presente edição o SUSTENTA inclui em Manica a implantação de uma fábrica de processamento de fruta a ser instalada na cidade de Chimoio.
Segundo Edson Macuácua, a indústria vem solucionar o problema de desperdício de frutas que a província vinha registando por falta de condições para o seu processamento.
Para a época 2021/2022 a província de Manica vai beneficiar através do SUSUTENTA dos pacotes tecnológicos de gergelim, milho, feijões e Soja.