Produção de frango na cidade de Maputo cresceu 7% no ano passado

Produção de frango na cidade de Maputo cresceu 7% no ano passado

A cidade de Maputo, capital do País, produziu 8.348,5 toneladas de carne de frango em 2023 contra 7.795,8 toneladas em 2022, que corresponde a um crescimento em 7%.

Segundo o director do Serviço das Actividades Económicas na Cidade, Hélio Neves, que falava ontem, quinta-feira (03), durante o lançamento da campanha de vacinação animal 2024, o aumento deve-se às campanhas de sensibilização à vacinações, disponibilidade de vacinas e implementação de medidas para o controlo de movimento de animais, seus produtos e derivados.

“A pecuária é um sector que regista uma tendência crescente com um enorme potencial para a criação de empregos. Esta evolução é fruto das intervenções do sector público através do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural e do inestimável apoio dos parceiros de cooperação”, referiu o responsável.

Citado pela AIM, Hélio Neves acrescentou que “as cadeias de valor da pecuária possuem um grande potencial para a geração de renda familiar, criação de emprego seguro, e contribuição significativa na economia que assegura a resiliência das populações às mudanças climáticas de que o País sofre”. Neste sentido, é compromisso do Conselho de Serviços Representação do Estado na Cidade de Maputo (CSRECM) aumentar a produção, introduzindo tecnologias resilientes, prevenção e controlo de doenças dos animais, para o aumento acelerado da produção.

Por isso, o CSRECM alerta a todos os intervenientes sobre a importância do cumprimento do processo de vacinação animal para evitar danos graves.

Para esta campanha a cidade de Maputo prevê vacinar “950 bovinos contra o carbúnculo hemático, 600 bovinos contra carbúnculo sintomático, 98.000 aves contra a doença de Newcastle em três campanhas, registando um acréscimo de 1 por cento, devido a redução de efectivo de galinhas cafreais, 16,000 animais contra raiva, sendo 15.000 caninos e 1000 felinos”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.