PR vai ao Parlamento esta quarta-feira para o informe sobre o Estado Geral da Nação

PR vai ao Parlamento esta quarta-feira para o informe sobre o Estado Geral da Nação

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, vai esta quarta-feira, à Assembleia da República prestar o informe sobre o Estado Geral da Nação.

No seu informe à Nação, Filipe Nyusi vai partilhar a situação geral do país, destacando os avanços e constrangimentos registados ao longo do ano prestes a findar, desafios e perspectivas.

O País vive sob alta tensão, com problemas de ordem política, social, económica, e mais.

A indústria dos raptos continua a preocupar a classe empresarial, e os moçambicanos de forma particular, tendo em conta que este fenómeno nos últimos meses tende a intensificar, no entanto, pouco se sabe sobre os autores morais destes crimes.

O Governo debate-se com problemas sérios no que se refere ao pagamento de salários para os funcionários públicos, com sistemáticos atrasos, sem uma explicação clara.

Os profissionais da saúde, incluindo a classe médica, anda insatisfeito com as condições de trabalho e salariais que lhe são oferecidos. Ao longo do ano assistimos a greves destes profissionais em reivindicação às melhores condições.

A questão da Tabela Salarial Única (TSU), introduzida pelo Governo para eliminação das assimetrias e manter a massa salarial do Estado sob controle, foi a grande frustração do grosso número dos funcionários públicos.

Ademais, até hoje, muitos dos funcionários aguardam pelos retroactivos prometidos e que nunca chegaram a entrar em suas contas.

Os níveis de criminalidade, assassinatos, continuam a subir e são motivo de preocupação no seio da sociedade.

Na esfera política, o País está tenso. Vive-se uma intolerância política fora do comum. As últimas eleições autárquicas vieram demonstrar de forma inequívoca este cenário.

Há, ao nível social, uma insatisfação generalizada por parte da população. O custo de vida tende a subir. Existe, ao mesmo tempo, uma incerteza sobre o futuro.

Mesmo com relativa estabilidade, do ponto de vista de resultados no combate, a guerra em Cabo de Delgado continua a ser motivo de insegurança e a causar deslocamento forçado de milhares de pessoas, incluindo crianças, segundo dados da ACNUR.

Importa destacar que este será o nono informe sobre a situação geral da nação prestado pelo Presidente Filipe Nyusi.

Em 2022 o Chefe de Estado caracterizou a situação geral do país como de  “estabilização e renovado optimismo face aos desafios internos e externos”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.