Nyusi propõe encontro com candidatos presidências para discutir sobre a situação do país

Nyusi propõe encontro com candidatos presidências para discutir sobre a situação do país

O Presidente da República, Filipe Nyusi, manifestou, esta tarde, abertura para dialogar com os quatro candidatos à Presidência da República, Lutero Simango do Movimento Democrático de Moçambique, Venâncio Mondlane, independente e suportado pelo Podemos, Ossufo Momade, da Renamo, e Daniel Chapo, da Frelimo.

Segundo Nyusi, o possível encontro é para, em conjunto, encontrarem as soluções para a actual situação pós-eleitoral, marcados retrocessos sócio-económicos.

“Quero aproveitar esta ocasião para convidar os quatro candidatos presidenciais para aceitarem o meu apelo para, em conjunto, avaliarmos esta situação e encontrar uma solução que beneficie os moçambicanos que amamos, o país e o povo precisam de nós” disse.

Nyusi falava na sua primeira comunicação à Nação sobre a escalada de protestos contra suposta fraude eleitoral nas eleições gerais de 9 de Outubro.

Os resultados eleitorais preliminares avançados pela Comissão Nacional e Eleições (CNE) colocam o candidato da Frelimo, Daniel Chapo, na frente com 70% dos votos. Venâncio Mondlane, que tem sido a cara dos protestos, aparece na segunda posição. Antes da divulgação dos resultados pela CNE, evocando um apuramento paralelo da sua equipa, já reclamava vitória. Desde então, a 21 de Outubro, por via de manifestações pacíficas, procura a reposição da verdade eleitoral.

Apesar de manifestar abertura para o diálogo, Nyusi apelou para todos aguardarem pela validação e divulgação dos resultados pelo Conselho Constitucional.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.