A empresa finlandesa HMD Global, que desenvolve telemóveis sob a marca Nokia, anunciou recentemente que vai plantar um árvore em Moçambique ou Madagáscar para cada smartphone vendido.
Trata-se de uma nova iniciativa da Nokia, em parceria com a Ecologi, denominada “Lets Plant Together/Vamos Plantar Juntos” que se compromete em plantar novas árvores à mesma proporção de cada unidade das séries X, G e o novo tablet T20 vendidos, segundo avança o notebookcheck. E, para a empresa detentora dos direitos da Nokia, a medida é mais um acréscimo à sustentabilidade do seu negócio de smartphones.
No entanto, esse objectivo da Nokia e Ecologi apenas tem efeito para os dispositivos adquiridos na Europa. Assim, por lá, quem desejar participar do propósito deverá registar o número IMEI (ou número PSN no caso de um T20) do seu telemóvel elegível, de modo que tenha a sua árvore plantada.
Para cada Nokia G50 haverá 10 árvores por plantar; para as séries Nokia X10, X20 e Tablet T20 serão plantadas 20 árvores por cada modelo; e, por fim, serão plantadas 50 árvores para os smartphones do modelo Nokia XR20.
O notebookcheck, refere que o projecto pretende plantar até 35.000 árvores.
Os últimos lançamentos de smartphones da Nokia aparecem como produtos focados na sustentabilidade: por exemplo, o X10 vem em embalagem 100% reciclável, e é apenas um de vários dispositivos que têm até três anos de actualizações oficiais do Sistema Operativo Android e patch de segurança.