Ncondezi conclui estudo de viabilidade de projecto solar em Moçambique

Ncondezi conclui estudo de viabilidade de projecto solar em Moçambique

A Ncondezi Energy produziu o anteprojecto final do seu estudo de viabilidade para a implantação de um sistema de armazenamento de energia solar fotovoltaica e de baterias de 300MW, na província de Tete, no centro de Moçambique1.

De acordo com uma publicação online, que cita um comunicado da instituição, o projecto é tecnicamente viável, com uma localização preferencial dentro da área de concessão da Ncondezi Mining, com alto rendimento energético de 1,980kWh por metro quadrado.

A empresa deve concluir o fecho financeiro até finais de Novembro deste ano, estando já a analisar várias propostas.

O Director executivo da Ncondezi, Hanno Pengilly, considerou que o projecto poderá trazer para o mercado nacional uma tarifa de energia mais competitiva, enquanto a robustez de rendimento se consolide cada vez mais.

“Espera-se que o projecto solar beneficie de condições favoráveis do local que ajudarão a baixar os custos e a maximizar os rendimentos energéticos”, disse.

O estudo foi realizado em várias dimensões de centrais, incluindo 30MW, 60MW, 100MW, 200MW e 300MW, permitindo uma análise optimizada do dimensionamento e faseamento das centrais, particularmente no que respeita à identificação de economias de escala que podem gerar uma tarifa de energia mais baixa e mais competitiva.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.