MOPHRH defende revisão de critério de contração para obras pública

MOPHRH defende revisão de critério de contração para obras pública

Há necessidade de rever os critérios dos concursos públicos e garantir maior participação dos engenheiros moçambicanos na fiscalização de infra-estruturas foi um dos principais temas em debate.

O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Fernando Rafael, defendeu esta posição durante um encontro realizado no dia 30 de Janeiro de 2025, em Maputo, com a Ordem dos Engenheiros de Moçambique, para debater sobre a situação desta classe face aos desafios do sector.

Durante a reunião, o bastonário da Ordem dos Engenheiros reforçou para a necessidade de revisão de alguns requisitos, sobretudo nos documentos de concursos públicos, pois para ele, “alguns concursos apresentam exigências desproporcionais à complexidade real das obras, o que pode comprometer os resultados finais”.

Outro ponto crucial abordado foi a valorização da mão de obra local. O bastonário defendeu que a fiscalização de infra-estruturas como escolas e hospitais seja realizada por profissionais moçambicanos, reservando a contratação de especialistas estrangeiros apenas para áreas altamente especializadas que ainda não tenham disponibilidade no país.

O encontro reforçou a necessidade de equilibrar as exigências dos concursos públicos e de implementar políticas que favoreçam a participação dos engenheiros moçambicanos, garantindo um sector da construção mais dinâmico, sustentável e ajustado à realidade nacional.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.