O ex-candidato presidencial, Venâncio Mondlane, pondera fundar um partido político para iniciaram uma jornada com novas batalhas, as quais tenciona desafiar desde o início.
“É uma probabilidade, sim. É uma ideia que não está consolidada, mas é uma possibilidade” disse.
Na visão do político, que nas eleições gerias de 09 de Outubro de 2024 teve o apoio do Partido Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), esse seria o melhor caminho a seguir.
“Penso que seria a ideia mais viável de começar com alguma coisa nova” destacou, até porque, segundo ele, pessoalmente, vai servir para desafiar-se e superar-se.
“Penso que, de facto, seria um desafio começar uma organização política nova, de base, solidificada desde a localidade até ao nível nacional. Acho que o desafio é maior, do que encontrar um partido já consolidado e liderar” notou.
Mondlane falava em entrevista à Miramar, na qual referiu que as suas relações com o partido Renamo estão serenadas, tendo já mantido conversas com Ossufo Momade, líder da formação política. Adiantou não ter pretensões de regressar àquela formação política. Reconheceu que a Renamo tem vários quadros capazes assumir a liderança e destinos do partido.
“Em relação à liderança da Renamo não vejo espaço para o fazer, neste momento. Penso que a Renamo tem lá quadros muito competentes, alguns deles até foram candidatos lá no congresso” disse.
Mondlane tem passagens pela Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) – o maior do país; Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) – a segunda maior força política em Moçambique; pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM) – que surgiu de uma cisão da RENAMO. Aliou-se à Coligação Aliança Democrática (CAD) para as Eleições Gerais de 9 de Outubro de 2024. Mas a CAD foi excluída da corrida e conseguiu apoio do Partido Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOSA). Este partido destronou, pela primeira vez no Moçambique ‘democrático’, a RENAMO na Assembleia da República e, depois da FRELIMO, tem o maior número de deputados. Mas Mondlane e o líder do PODEMOS, Albino Forquilha, estão em rota de cisão.
Deixe uma resposta