Moçambique e China fortalecem cooperação com envolvimento do sector empresarial

Moçambique e China fortalecem cooperação com envolvimento do sector empresarial

Moçambique e a China acordaram em continuar a focalizar a cooperação nos domínios da agricultura, agro-processamento, indústria, transportes, energia, educação, cultura, turismo, entre outros.

Para a dinamização da cooperação bilateral nestas e outras áreas, as partes acordaram em continuar a incrementar o envolvimento do sector empresarial dos dois países, no âmbito da “Iniciativa Um Cinturão Uma Rota” e dos Fóruns Sino-Africano e de Macau, de entre outras plataformas de cooperação.

O compromisso foi assumido esta segunda-feira (15), em Maputo, durante uma audiência que o Primeiro-Ministro moçambicano, Adriano Maleiane, concedeu ao Vice-Ministro de Departamento Internacional do Partido Comunista da China, Li Ming Xiang, que estava de visita oficial ao País.

Segundo um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, citado pela AIM, refere que a visita do vice-ministro da China enquadra-se no âmbito de aprofundamento das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países.

“Durante a audiência foi passada em revista o estágio da cooperação bilateral, tendo as partes reafirmado a sua disponibilidade e interesse em reforçar, cada vez mais, a parceria estratégica focalizada nos domínios político, económico e social em benefício dos dois povos”, lê-se no comunicado.

O documento indica que o governante chinês reiterou o compromisso do seu país em continuar a providenciar apoio multifacetado a Moçambique, sobretudo para fazer face aos desafios globais no quadro da parceria estratégica, estabelecida, em 2016, pelos respectivos chefes de Estado, Filipe Nyusi e Xi Jiping.

O quadro de parceria cobre acções de carácter bilateral assim como de concertações e consultas nos fóruns multilaterais.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.