Menos de 10% de moçambicanos utiliza gás de cozinha

Menos de 10% de moçambicanos utiliza gás de cozinha

O Director Nacional dos Hidrocarbonetos e Combustíveis no Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) revelou, hoje, em Maputo, que somente três milhões de moçambicanos (9.6%) utiliza o gás de cozinha, no total de 6% da população que utiliza energias limpas.

Moisés Paulino João explicou que 92% da população ainda utiliza energia de biomassa (lenha e carvão) e 2% utiliza combustível líquido (querosene).

Falando num briefing à imprensa, reconheceu que ainda constitui um desafio fazer chegar o gás de cozinha à maioria da população. Neste sentido, recordou que uma das estratégia do Governo é a implementação, desde 2022, de um programa de massificação do uso de gás de cozinha.

“É por isso que o Governo foi por via da massificação do uso do próprio gás. Na perspectiva de que Moçambique é produtor do próprio gás, não há razões para nós não usarmos”, referiu.

Moisés Paulino João falava durante um briefing à imprensa sobre o primeiro seminário da África Austral e sobre o Gás de Petróleo Liquefeito (GPL), a decorrer entre 17 e 18 de Abril, Em Maputo, que visa promover o GPL como Energia de cozinha na região africana.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.