Linha moçambicana de cosméticos naturais e artesanais promete curar problemas de pele

Linha moçambicana de cosméticos naturais e artesanais promete curar problemas de pele

É da terra onde nascem as melhores soluções para os nossos dramas. E é a partir das plantas que dela brotam que se ergue uma pequena empresa do sector da saúde e beleza, a Mavie Cosméticos. A iniciativa traz ao mercado moçambicano óleos essenciais, sabonetes e champôs (ambos em barra e líquidos), esfoliantes, – tudo com propriedades medicinais –, e ambientadores. 

A passos tímidos, em 2020, no pico das restrições devido a covid-19, a jovem Irene Mavie decidiu alinhar-se no sector de cosméticos criando produtos naturias e artesanais focados no melhoramento estético. O primeiro input chegou-lhe através da irmã que a ofereceu cinco litros de óleo. A ideia era ocupar o tempo vago, mas de lá para cá não mais parou.

Para a empreendedora de 24 anos resistir até hoje valeu a perseverança, uma vez que era incipiente no marketing. “Comecei vendendo em garrafinhas de água mineral e nem sequer tirava os rótulos das marcas. Não foi fácil. Algumas pessoas até rejeitavam só por isso. A embalagem não agregava valor”, contou Irene, notando que levou em torno de um mês para vender os primeiros cinco litros de óleo.

Depois de multiplicar as vendas com óleo de coco, – hoje já vende cerca de dois litros por dia –, a jovem, com formação técnica em Agropecuária, e que tenciona licenciar-se em Engenharia Química, ampliou os horizontes.

“Optei por fazer algo diferente, e foi assim que surgiram os outros óleos à base de produtos naturais”, revelou Mavie.  A maioria dos ingredientes naturais são fáceis de encontrar, por exemplo alecrim, aloé vera, cultivados na sua residência, e outros como a canela e o gengibre adquire nos mercados. Esta lista inclui rícino (óleo e folhas), folha de mandioqueira (matapa), arroz (água), soda cáustica, base glicerinada vegetal, lauril (espumante líquido e em pó), extractos naturais, essências, corantes e borra de café reciclada.

Aqui podia funcionar muito bem a combinação dos ingredientes para se obter o maior número de produtos, mas a ideia é outra. “Além de serem produtos para uso diário, eu os faço para resolverem problemas da pele”, revelou.

Os seus produtos já ajudaram várias pessoas a livrarem-se de acnes vulgares (borbulhas com ou sem espinhas), machas escuras, a fortificar o cabelo e acelerar o desenvolvimento capilar. “Nisto tudo, até aqui um dos maiores desafios foi criar um produto que curasse a micose de pele”. E ela conseguiu. Diferentemente de todo os outros produtos cuja base é o óleo de coco, para o tratamento da micose ela utiliza as folhas de matapa e rícino. A mistura resulta num sabão naturalmente verde, com um aroma excêntrico e único, que vale a pena apreciar.

Alguns produtos podem ser vendidos pelo seu valor unitário, em torno de 300 meticais, mas quando a intenção é resolver um problema específico de pele recomenda-se a compra de um combo, com um custo aproximado de mil meticais.  De resto é só seguir as recomendações que o resultado é certeiro.

“A pessoas têm tido muita pressa com esses produtos, esquecendo-se que são naturais, e por assim o serem levam muito tempo para os resultados tornarem-se mais visíveis. Apesar de ser demorado o resultado é definitivo”, constatou, Irene Mavie, vincando que os utilizadores do produto “também precisam de conhecer e eliminar as causas das enfermidades” para o tratamento ser mais eficaz.

Se anteriormente sequer embalagem própria tinha para vender óleo de coco, hoje todos os produtos são devidamente embalados, com imagens que ela própria desenha e imprime. Mais ainda, os sabões e as velas aromáticas, por passarem por um processo de solidificação e cura ganham diferentes moldes, desde as mais regulares às inimagináveis.

Agora, ela propõe-se em aplicar diferentes tonalidades nos produtos, – em especial os sabões e velas –, pois a coloração actual advém naturalmente dos produtos.

Consciente do potencial dos seus produtos, Irene Mavie tem o desejo de expandir a informação sobre o poder de cura que eles têm. “Eu percebo que posso ajudar muitas pessoas que estão a sofrer devido a problemas de pele, e isso baixa a sua auto-estima. Gostaria que elas pudessem tomar os cuidados necessários sem gastarem muito”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.