Japão disponibiliza 3,8 milhões para logística de vacinação em Moçambique

O Japão vai doar 3,8 milhões de dólares a Moçambique para investir em equipamento de transportes e armazenamento refrigerado de vacinas contra o covid-19, anunciou esta quinta-feira em comunicado.

Com o apoio “poderá ser estabelecido um sistema eficaz e seguro para as vacinas contra o covid-19 e controlar a pandemia”, referiu a representação diplomática em Maputo, em comunicado.

Moçambique vai receber mais de 1,5 milhões de doses de vacina contra o novo coronavírus este mês, que vão permitir acelerar o plano de vacinação no país, anunciou na quarta-feira o ministro da Saúde, Armindo Tiago.

Moçambique recebeu em Março uma primeira doação de 200 mil doses de vacinas oferecidas pela China, seguindo-se um reforço de 100 000 doses oferecidas pela Índia e 384 000 pelo mecanismo Covax, uma iniciativa impulsionada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em prol da vacinação dos países pobres.

Na quarta-feira, chegaram 500 mil vacinas encomendadas pelo sector privado, das quais 139 mil foram oferecidas ao Ministério da Saúde.

O objectivo do Governo é ter vacinado, durante o ano de 2022, todos os adultos, cerca de 16 milhões de pessoas, um pouco acima de metade da população moçambicana.

O país tem assistido a um aumento do número de casos, óbitos e internamentos neste mês, após uma desaceleração entre Março e Maio.

Partilhar este artigo