Galp desafia startups na energia com programa global de inovação Startup the Future

Galp desafia startups na energia com programa global de inovação Startup the Future

Estão abertas as candidaturas para a segunda edição do Startup the Future, o concurso global de inovação da Galp Upcoming Energies. Até dia 10 de Setembro, startups e scale-ups de todas as geografias são desafiadas a apresentar as soluções que permitam acelerar a transição energética com que a Galp está comprometida.

As startups candidatas podem escolher um de cinco módulos para se candidatar ao programa:

Managing Data: soluções que confiram maior flexibilidade e fiabilidade no fornecimento de energia renovável, potenciando uma transição bem-sucedida.

Scaling Energy Storage & Environmental Processes: ideias para reduzir o impacto das operações da empresa e soluções de hardware que permitam a transição para sistemas de energia mais sustentáveis.

Decarbonizing & Optimizing Industry: módulo centrado na eficiência da indústria, na monitorização de sistemas, na descarbonização do calor e em soluções de baterias orientadas para o consumidor.

Bringing Energy to Everyone: lutar contra a pobreza energética e facilitar o acesso à energia de comunidades menos desenvolvidas.

Harnessing Electric Mobility: desenvolvido em parceria com o Grupo BMW, este módulo procura acelerar soluções e serviços de mobilidade eléctrica e optimização de frotas.

As startups vencedoras vão, eventualmente, poder trabalhar com a Galp na aceleração do seu projecto, através das suas unidades de negócio e equipas de inovação. A energética poderá financiar na totalidade a execução do piloto das soluções seleccionadas – em Portugal, Espanha Brasil e/ou Moçambique –, vai dar a conhecer aos empreendedores a sua equipa de Corporate Venture Capital e ainda oferece um passaporte para a Web Summit 2023.

O Startup the Future é uma iniciativa da Upcoming Energies, a plataforma de inovação aberta onde se reúnem os agentes de transformação com os quais a Galp pretende co-criar o futuro net zero. A Upcoming Energies regista um total acumulado de 31 calls abertas, através das quais a Galp teve contacto com 426 startups/projetos num total de 4.118 participantes.

O Startup the Future tem captado a atenção dos empreendedores em todo o mundo. Em 2022 recebeu mais de 200 candidaturas de 54 países. Dois dos projectos finalistas nesse ano já têm pilotos em desenvolvimento: a Koolboks, uma start-up nigeriana que venceu o Startup the Future, está a testar em Moçambique a sua inovadora solução de refrigeração com base em energia solar e baterias de lítio; a Mobilize, startup eslovaca finalista de 2022, vai arrancar com os testes em Portugal e Espanha, um novo mercado para a sua plataforma de pontos de carregamento de veículos eléctricos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.