EUA doam 15 concentradores de oxigénio a Moçambique

EUA doam 15 concentradores de oxigénio a Moçambique

O Governo norte-americano doou 15 concentradores de oxigénio de última geração a Moçambique para o tratamento de covid-19, anunciou esta quarta-feira em comunicado a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

“Estes dispositivos salva-vidas fornecem oxigénio contínuo e de baixo fluxo aos pacientes que sofrem de baixos níveis de oxigénio no sangue”, refere a nota.

Os aparelhos serão distribuídos por oito unidades de saúde da província de Nampula, norte do país, e estão avaliados em 60 mil dólares.

A ajuda é uma resposta às necessidades identificadas pelo Ministério da Saúde na luta contra a pandemia na província de Nampula.

“Estes concentradores são ideais para infraestruturas mais remotas e com poucos recursos, assegurando que os pacientes possam receber tratamento perto de casa, quando dele necessitam”, refere o comunicado.

As máquinas criam uma fonte de oxigénio local potencialmente ilimitada, com um grau de pureza de 87-95%, extraindo o oxigénio do ar e filtrando outras substâncias presentes no ar, lê-se na nota de imprensa.

“Ao mesmo tempo que os doentes com sintomas graves de covid-19 são encaminhados para o centro de tratamento de covid-19 concebido na cidade de Nampula, estes dispositivos irão desempenhar um papel crucial no reforço da capacidade de resiliência de Moçambique à pandemia”, disse a directora da Missão da USAID no país, Helen Pataki, citada no comunicado. 

Desde Agosto de 2021, o Governo dos Estados Unidos investiu cerca de 51 milhões de dólares para prevenir, testar, detetar e tratar os casos de covid-19 em Moçambique.

Em Julho, o Governo dos EUA. doou 302 400 vacinas de dose única da Johnson & Johnson a Moçambique, com doações adicionais de vacinas planeadas.

Agência Lusa

Partilhar este artigo