Entre medidas contundentes, SADC quer cimeira conjunta com Comunidade da África Oriental

Entre medidas contundentes, SADC quer cimeira conjunta com Comunidade da África Oriental

O Presidente da Comunidade dos Países de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Emmerson Mnangagwa, disse, ontem, em Harare, que a Troika da região está disposta para avançar com medidas mais arrojadas, visando o restabelecimento da paz no leste da República Democrática do Congo (RDC).

“A nossa região está pronta para intensificar as acções para proteger os cidadãos da SADC, de todas as formas de instabilidade, à luz do Pacto de Defesa Mútua” disse, na abertura da Cimeira Extraordinária.

Entretanto, em comunicado, a Troika da SADC manifestou a preocupação de estender o debate sobre a reposição da paz no leste da RDC à Comunidade da África Oriental (CAO).

A ideia é “deliberar sobre o caminho a seguir relativamente à situação de segurança prevalecente na RDC, tal como proposto pela 24.ª Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado da CAO, realizada no dia 29 de Janeiro de 2025”.

Entre outros, a cimeira mandatou a Troika do Órgão de Cooperação nas áreas da Política, Defesa e Segurança da SADC para participar em todos actores não estatais ao conflito num processo de cessar-fogo, a fim de proteger vidas humanas e facilitar o fluxo de apoio humanitário às pessoas e comunidades afectadas pelo conflito armado.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.