Em vista acordo para preservar obras de Malangatana

O município de Maputo e a Fundação Malangatana Valente Ngwenya vão firmar um acordo para a preservação do património cultural nacional, com destaque para as obras do artista Malangatana.

Segundo avança o “Domingo” a intenção foi manifestada na última sexta-feira, quando Eneas Comiche, presidente do município de Maputo, visitou a Casa e Atelier Malangatana, sito no bairro Aeroporto.

“Ao longo de muitos anos acompanhei os trabalhos de Malangatana até os últimos dias da sua vida. Por isso, estar nesta galeria é uma grande honra e privilégio por ver que os filhos sabem manter aquela que Acordo para preservar obras de Malangatana contribuir para tornar este espaço habitável, no âmbito da requalificação dos nossos bairros, lançando a ideia de Museu Malangatana Valente Ngwenya”, disse Comiche, citado pelo jornal Domingo.

Mutxini Malangatana, do Conselho de Administração da Fundação Malangatana Valente Ngwenya, diz ser de extrema urgência a preservação da obra física, que está em franca degradação, motivada pela natureza dos materiais usados, designadamente, madeira, papel e tintas, sendo o ponto de partida a sua catalogação e tratamento documental da memória.

“É importante, igualmente, a preservação dos edifícios que albergam a obra e conceder espaço municipal, ou outro, para erguer o Museu Malangatana, parte contribuinte na preservação da obra e do legado. Gostaríamos de desenvolver projectos conjuntos na promoção do turismo, na preservação da obra e legado”, acrescentou.

Malangatana Valente Ngwenya é um ícone das artes plásticas e poeta moçambicano, conhecido internacionalmente pelo seu primeiro nome Malangatana”. Produziu trabalhos em vários suportes e meios, desde desenho, pintura, escultura, cerâmica, murais, poesia e música.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.