“Custo de produção dita fraca competitividade do caju” defende Salvador Namburete

“Custo de produção dita fraca competitividade do caju” defende Salvador Namburete

O elevado custo de produção, agravado pela baixa qualidade e disponibilidade limitada da castanha de caju com casca, é a causa está da fraca competitividade do sector no mercado internacional, o que desencoraja o investimento nesta área.

A conclusão é de um estudo desenvolvido por Salvador Namburete, antigo ministro da Energia de Moçambique (2005/2015), na sua tese de doutorado em Gestão Empresarial aplicada pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), a 22 deste mês.

Para o académico são vários os principais factores com impacto negativo nos custos de produção, entre os quais destaca a escassez de mão-de-obra, as competências limitadas e a baixa produtividade da terra.

Para fazer face a esse desafio, o estudo aponta vários caminhos a serem percorridos numa parceria entre empresas do sector do caju e outras instituições privadas e públicas.

Salvador Namburete, citado pelo jornal Domingo, disee ser urgente a promoção do reconhecimento social das necessidades dos trabalhadores das plantações como forma de superar a escassez de mão-de-obra.

Aponta ainda a necessidade de estabelecimento de programas para o desenvolvimento de competências, como forma de atrair a geração jovem para a indústria do caju, o aumento dos níveis de fertilidade do solo através da sua reabilitação utilizando composto, a investigação e pesquisa por parte das instituições de ensino e não só de modo a desenvolver cajueiros de crescimento rápido que possam ter vida mais longa e sustentável.

Segundo o mesmo estudo, esta indústria deve passar de oportunidades a curto prazo para estratégias a longo prazo, devendo construir posições competitivas através da qualidade e reputação da marca.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.