Conselho de Ministros duplica salário do Presidente da República

Conselho de Ministros duplica salário do Presidente da República

O Conselho de Ministros aprovou o aumento de 100% do ordenado mensal do Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi. O Chefe do Estado recebia 400 mil meticais e vai passar a receber 800 mil meticais, segundo avança o evidências.

“Entre as alterações houve aumento do salário do Presidente da República em mais de 100%, passando dos actuais 400 mil para 800 mil meticais que levará à mesa da sua família”, lê-se no portal.

A fonte refere-se às alterações da Tabela Única Salarial aplicável aos servidores públicos, incluindo os titulares ou membros de órgãos públicos, a nível dos poderes Legislativo, Executivo e Judicial, bem como das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, aprovada em Setembro do ano passado.

“Em contra-partida, o salário de um auxiliar, que é uma espécie de salário mínimo da função pública é de 7 528,00 meticais, que é cerca de 0.9 porcento, ou seja, menos de 1 porcento do salário do Presidente Nyusi”, escreve o jornal.

O evidencias indica ainda os escalões subsequentes daqueles cargos públicos que vão ter aumentos exorbitantes no salário base até chegar ao mais rasteiro.

Leia-se o artigo na íntegra aqui.

Partilhar este artigo