Chuvas: Empresários moçambicanos alertam para escassez de produtos alimentares no sul do País

Chuvas: Empresários moçambicanos alertam para escassez de produtos alimentares no sul do País

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), a maior entidade patronal no País, alertou hoje, quarta-feira (10), para uma eventual escassez de produtos agrícolas e consequente subida de preços, nos próximos dias, devido às chuvas que afectaram a região sul do País, inundando vários campos agrícolas.

Segundo a Vice-Presidente da CTA, Maria Abdula, o sector privado está a fazer um levantamento dos danos e prejuízos por forma a avaliar-se os danos provocados pelas inundações. No entanto, “indicações preliminares dão conta da existência de enormes prejuízos na forma de destruição de culturas agrícolas, estabelecimentos comerciais e maquinaria e vias de escoamento”.

“Estamos a antever que a oferta normal de bens alimentares como hortícolas, nas próximas semanas sejam condicionadas na região sul do País”, frisou a fonte, frisando que “vamos tentar gerir da melhor forma junto do ministério e também das instituições que fazem a monitoria para que isso não aconteça”.

Entretanto, Maria Abdula realçou, por exemplo, que as receitas de 2024 para o sector da banana já estão altamente comprometidas devido às chuvas excessivas e ventos.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.