Chapo e Mondlane chegam a consenso para cessação imediata da violência no país

Chapo e Mondlane chegam a consenso para cessação imediata da violência no país

O ex-candidato presidencial Venâncio Mondlane disse, ontem, que chegou a consensos para pacificar o país, no encontro que manteve com o Presidente da República (PR), Daniel Chapo.

Conforme disse, as propostas da conversa foram avançadas por si e bem recebidas pelo PR. “Tivemos consenso em coisas que eu pessoalmente as coloquei”.

O primeiro “acordo” visa estancar todas as formas de violência em curso no país, como raptos, sequestros, assassinatos de pessoas pró-Venâncio e o povo, bem como contra agentes da polícia e todos os que têm ideias diferentes, como os membros do partido Frelimo.

“Este é o ponto principal do consenso. Concordamos em relação a isto, na totalidade” frisou, durante uma live onde explicou alguns contornos do dominical encontro noturno com Chapo.

De acordo com Mondlane, o PR comprometeu-se a garantir que a violência policial contra o povo seja estancada. Por sua vez, comprometeu-se em cessar a violência contra instituições públicas e privadas.

“Para aqueles que acreditam em mim e na causa, vamos assumir a partir de hoje que a violência cessa, de ambas partes” destacou. “Estou feliz por este consenso”.

Na mesma linha de entendimento, Mondlane e Chapo concordaram que todas as vítimas da violência no período das manifestações devem receber assistência médica gratuita.

Foi igualmente consensual a garantia da compensação financeira para as famílias enlutadas por conta das manifestações. Mondlane disse que, Chapo, por iniciativa própria, sugeriu prover assistência psicológica para essas famílias.

Outra matéria de comum pensamento foi a criação de condições jurídicas para indultar cidadãos detidos no exercício do direito de manifestar.

Estes assuntos – excepto a cessação da violência – levantados nesse encontro “que era para criar confiança” ainda não têm prazo para a concretização, “mas de ambas partes já existem equipas a colocar isso no preto e no branco”.

Mondlane garantiu que haverá mais encontros com Chapo, mas agora “vamos dar a oportunidade para o país e estabilizar”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.