As festas natalícias e de transicção de ano em Moçambique podem saber a manifestações conforme alertou, esta noite, o candidato presidencial independente, Venâncio Mondlane.
Na visão do candidato, o Conselho Constitucional (CC) pretende se aproveitar da quadra festiva para divulgar os resultados das eleições gerais de 9 de Outubro passado, e desviar o foco das manifestações pela reposição da verdade eleitoral.
Numa transmissão em directo numa página de rede social, ele disse que as revindicações em curso demandam sacrifícios. Assim sendo, antecipou que os moçambicanos se devem preparar para uma quadra festiva atípica.
“O CC quer apresentar os resultados eleitorais próximo do Natal. Comecemos agora a mentalizar, a nos preparar, psicologicamente e emocionalmente, para este ano dizermos bye bye natal! bye bye festas de fim-de-ano”! avisou.
Mondlane acusa o regime da Frelimo de querer de manter no poder a qualquer custo, sendo o uso da quadra festiva uma estratégia para enganar o povo e legitimar os resultados anunciados pela Comissão Nacional de Eleições.
Mondlane considera que o plano é avançar com os resultados nessa altura por ser a que as pessoas estão vulneráveis a hipotecar a sobriedade e capacidades de discernimento sobre a situação do país. “A ideia é essa. Estão à espera que, com essas festas, a gente esqueça o país, as injustiças, a verdade eleitoral, as pessoas que foram assassinadas e que queremos organizar o nosso país. Essa é a esperança desse regime” referiu.
Deixe uma resposta