Previsões do Banco Mundial (BM), indicam que o Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique, poderá crescer 5% no ano de 2024 e 5% em 2025.
A previsão é optimista, quando comparada com o crescimento de 5,5% esperado pelo Governo, segundo o Plano Económico e Social e Orçamento de Estado para 2024.
Entretanto, estimativas do Banco Mundial apontam ainda para um crescimento da economia nacional de 6% no ano de 2023, sustentado pelo aumento da produção de gás natural liquefeito, carvão mineral e alumínio.
Entretanto, o relatório do Banco Mundial indica que o crescimento da região desacelerou para cerca de 2,9% em 2023, ou seja, depois da projecção de 3,2%, feita pela instituição em Junho.
“Prevê-se que o crescimento na África Subsariana acelere para 3,8% em 2024 e se firme ainda mais para 4,1% em 2025, à medida que as pressões inflacionistas e as condições financeiras diminuem”, aponta o último relatório do Banco Mundial.
Nas três maiores economias da região subsaariana, nomeadamente, Nigéria, África do Sul e Angola, o crescimento abrandou para uma média de 1,8% no ano passado, o que retraiu o crescimento da região.
Deixe uma resposta