Avaria no sistema de pagamentos electrónicos gera caos no comércio

Avaria no sistema de pagamentos electrónicos gera caos no comércio

Vários cidadãos que pretendiam neste sábado (06), levantar dinheiro, transferir ou fazer pagamento com recurso a cartão ou outra modalidade electrónica ficaram impedidos de fazer tais operações, devido a uma avaria grossa no sistema da Euronet que gere as transacções da moeda electrônica. 

Não é a primeira vez que tal acontece, aliás, o sistema já vem demonstrando problemas há já bastante tempo, mas vinha afectando apenas transacções com cartões nacionais no estrangeiro. Muitos moçambicanos no estrangeiro viram-se “pendurados” com cartões recusados. No mês de Março, o problema começou a afectar também as operações domésticas com apagões constantes. Mas ontem, sábado, atingiu o pico do caos.

Segundo uma publicação do Canalmoz, a situação está a criar embaraços nos pagamentos, com os supermercados a serem as principais vítimas. “Nos postos de abastecimento de combustível muita gente ficou retida depois de abastecer e não conseguia pagar. E essa avaria está igualmente a afectar transações para as carteiras móveis”, lê-se na mesma publicação.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.