A ansiedade, quando vamos empreender, muitas vezes está associada às expectativas que nós próprios criamos. O empreendedor é um entusiasta e, na fase inicial – de principiante – normalmente tem muitas emoções e expectativas criadas por si próprio. Pensa que vai mudar ou pode salvar o mundo; pensa que na semana seguinte após iniciar vai bombar tanto e rapidamente ficar rico. Eu próprio, que agora vos escrevo, quando iniciei a Torradinhas Cashewnut factory, S.U, Lda, pelas minhas contas, devia ter ficado milionário nos primeiros três (3) meses. Ilusão das ilusões.
Na fase principiante, é normal ter este tipo de entusiasmo e expectativas, até viver a realidade da selva empreendedora. É na vida real que se manifesta o empreendedor, porque, muitas vezes, há um choque de realidade entre o que o empreendedor principiante idealizou e a verdadeira realidade. Após conhecer a realidade, muitos desistem, mas o verdadeiro empreendedor é tenaz e persiste determinado.
Como combater ansiedade então?
Para combater a ansiedade, o empreendedor precisa desenvolver e consolidar a visão longo-prazista. A visão longo-prazista é sustentada pelos seguintes:
- Um objectivo principal definido. É aquilo que nós realmente estamos dispostos e motivados a perseguir.
- Pensamento de valorização de ganhos marginais. Este pensamento foca na construção gradual do sucesso, isto é, pouco a pouco, peça por peça, até que se forme um todo. Entretanto, muitos não pensam assim. Na verdade, acredita-se mais num grande momento, o momento “M” ou num boom e, pensar assim pode facilmente nos fazer desistir, porque não se reconhecem os ganhos marginais, que se podem construir fase a fase, no tempo.
- Conhecer o processo a seguir na jornada. Diz-se muito por aí “respeitem o processo”.
De facto temos de respeitar o processo. Mas qual processo? Qual é o processo? O processo é uma sequência de eventos dependentes, e o empreendedor precisa ter consciência dos eventos dependentes para atingir o seu sucesso. Basicamente, para seguir o processo de forma consciente e deliberada, o empreendedor precisa saber o ponto anterior, o presente e o próximo passo ou nível.
Com esses três (3) pontos, estou convencido de que o empreendedor poderá construir e consolidar uma visão de longo-prazo, visão esta que é indispensável para combater a ansiedade e manter o empreendedor de pé diante das adversidades.
Autoria: Alfredo Malinga, empreendedor, fundador e Director-Geral da Torradinhas Cashewnut factory, S.U, Lda.
Deixe uma resposta