O partido Renamo está a perder membros de forma escalonada, um pouco por todo o país. Entre as saídas mais sonantes pode-se mencionar o antigo edil de Nacala na cidade de Nampula, Raúl Novinte, e o filho de Afonso Dhlakama, Bilay Sulay Dhlakama.
Ainda são desconhecidos os números daqueles que abdicaram das crenças da Renamo para se filiarem a outros partidos. Raúl Novinte e Bilaly Sulay Dhlakama abandonaram a Renamo para se juntar à Coligação Aliança Democrática. Assim também o fez Joel Amaral, conhecido pela autoria da música “Tru fá fá”.
Bilay Sulay é o cabeça-de-lista do partido CAD à Assembleia da República pelo círculo eleitoral da província de Sofala.
Estes posicionamentos, de algum modo, motivaram outros membros e simpatizantes da Renamo a abandonar o partido.
O MZNews sabe que algumas delegações da Renamo estão a recusar receber cartas de renúncia de membros. Além das cartas, os membros estão a desfazer-se de artigos simbólicos da Renamo como cartões de membros e camisetas.
Na cidade da Matola, mais de 30 membros da Renamo não conseguiram submeter seus documentos de renúncia em duas delegações a da Liberdade e a do Infulene, na Zona Verde. A situação corre desde o mês de Maio,
Na província de Tete, esta sexta-feira, mais de 45 membros da Renano que pretendiam submeter cartas de renúncia não puderam fazê-lo porque a delegação da Renamo estava fechada.
Deixe uma resposta