O Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse, hoje, em Maputo, que a inclusão financeira ainda continua a ser um problema, porquanto a maioria da população ainda não tem acesso aos serviços financeiros.
“O país tem um problema sério de inclusão financeira. Não há desenvolvimento inclusivo, equilibrado, económico e social sem lidar com questões de inclusão financeira. Não basta ter crescimento económico, precisamos de justiça social, porque sem isto, o crescimento fica entupido rapidamente com problemas”, referiu.
Ele falava durante o lançamento da quinta edição do SandBox Regulatório, onde vão participar 15 fintechs.
“É nossa expectativa que, dessa edição, surjam novos provedores financeiros e que juntos possamos contribuir para alavancar a inclusão financeira”, perspectivou.
A mesma ocasião serviu para a certificação de cinco empresas de inovação tecnológica em mercados financeiros que participaram da quarta edição do SandBox Regulatório, para inclusão financeira.
“A criação de condições que favoreçam a inovação tecnológica não devem negligenciar os desafios ligados à mitigação de riscos, estabilidade financeira, protecção do consumidor e conduta de mercado”, apontou. (Fontes: STV e RM)
Deixe uma resposta