Moza Banco defende uso da IA para detectar fraudes no sistema financeiro

Moza Banco defende uso da IA para detectar fraudes no sistema financeiro

O Moza Banco defendeu o uso da Inteligência Artificial (IA) para flexibilizar a detenção de fraudes diversas que ocorrem no sistema financeiro.

O posicionamento do Banco foi defendido pelo Técnico do Gabinete de Inovação e Transformação do Moza, Mauro Litsure, durante a sexta edição das Fintech, que teve lugar, recentemente, em Maputo.

Litsure abordou temáticas relacionadas com Pagamentos Digitais e Conexões Intersectoriais: Open Banking, Interoperabilidade, Pagamentos Rápidos e Plataformas Omnichannel.

Para o especialista a IA consegue analisar milhares de transacções por segundo e identificar comportamentos suspeitos, como tentativas de acesso incomuns ou padrões de compra fora do normal.

“Com base nessa avaliação, é possível bloquear fraudes quase que instantaneamente, protegendo tanto o cliente quanto a instituição financeira”, disse.

A fonte acredita que, através da IA as instituições financeiras poderão estar cada vez mais preparadas para personalizar e individualizar os seus produtos e serviços, tendo em conta a realidade de cada cliente.

Na ocasião, o técnico do Moza falou sobre o estágio da evolução digital dos serviços financeiros, em Moçambique, tendo se focado ao tema do Open Banking.

Disse que o Open Banking é um conceito novo no nosso mercado. “Em termos de aplicação, ainda estamos numa fase embrionária, mas pode trazer alguma democratização no que diz respeito ao acesso a serviços financeiros”.

Ainda durante a sua intervenção, referiu que Moçambique mantém um forte uso do modelo de pagamento tradicional em dinheiro vivo (cash). “No entanto, os serviços digitais precisam de demonstrar as suas vantagens sem criar barreiras para os utilizadores”, advogou Litsure.

O Presidente da Comissão Executiva do Moza, Manuel Soares, considera que “os debates sobre a inovação e transformação digital são importantes na esfera financeira nacional, principalmente neste período histórico em que o advento de novas tecnologias, com destaque para a IA está a mudar consideravelmente o modus operandi dos fazedores de Banca”.

De referir que o tema da IA tem estado a ser amplamente debatido no Moza Banco, sobretudo, numa altura em que o Banco segue firme na introdução de novos mecanismos de operabilidade, visando melhorar cada vez mais a experiência do cliente.

O Moza acredita que só desta forma é que o cliente e o Banco podem Ganhar Juntos.

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