Moçambique deixa de exigir certificado de vacina e teste à covid-19 à entrada no país

Moçambique deixa de exigir certificado de vacina e teste à covid-19 à entrada no país

O Governo retirou a exigência de certificado de vacina e de teste negativo de covid-19 aos estrangeiros que pretendem entrar no país, no âmbito do alívio das restrições impostas pela pandemia e da dinamização do turismo.

O porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suaze, adiantou igualmente que deixa de ser exigido o teste rápido de covid-19 à entrada no país, para os viajantes que não apresentem o certificado de vacina. Mais ainda, deixa de ser obrigatório o isolamento imposto às pessoas que testarem positivo para a covid-19. Também deixam de ser obrigados a fazer o teste pessoas que entrem no país com sintomas de covid-19.

“O alívio das restrições impostas pela pandemia é uma tendência internacional e visa impulsionar o turismo”, declarou o porta-voz do Conselho de Ministros moçambicano.

Ao entrar em Moçambique, crianças de até 11 anos de idade estão isentas de apresentar teste negativo para covid-19 ou certificado de vacinação completa.

De acordo com Suaze, citado pelo Notícias, a aplicação dessas medidas é uma tendência internacional para impulsionar o turismo com a circulação de pessoas, mas também se enquadram no seguimento dos efeitos positivos das campanhas de vacinação e prevenção da doença.

Esclareceu, no entanto, que o país continua atento à evolução da doença e mantém-se cauteloso no relaxamento das medidas, sendo por isso que o Executivo não revogou todo o decreto. E, dependendo da circunstância mais medidas serão aliviadas ou reforçadas.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.