Reabilitação do Porto de Nacala termina em Março de 2023

Reabilitação do Porto de Nacala termina em Março de 2023

As obras de reabilitação do Porto de Nacala, na província de Nampula, no norte de Mocambique, deverão terminar em Março do próximo ano, informou o “Notícias”, destacando que mais de 90% já estão concluídas.

Os trabalhos estavam previstos para terminarem este ano, mas devido, em maior medida, a pandemia da covid-19, o tempo teve de ser revisto, disse o Director da Unidade de Implementação do Projecto de Reabilitação do Porto de Nacala.

“Temos ainda alguns trabalhos por concluir e, por isso, pensamos que precisamos de mais três meses para concluir [as obras]. Há coisas que estão fora do nosso domínio, da nossa vontade”, disse Edgar Jorge.

A Agência Japonesa para a Cooperação e Desenvolvimento (JICA) financiou 277,5 milhões de dólares para a reabilitação do Porto de Nacala. Os trabalhos compreendem, entre outros, a dragagem, construção de estradas de acesso, pavimentação dos pátios, aquisição de equipamentos modernos, construção de três parques e melhoramento de condições para atracação de navios.

Espera-se que a carga manuseada no Porto de Nacala aumente 152%, passando dos actuais 100 mil para 252 mil contentores de 20 pés anuais.

O Porto de Nacala devera reduzir o tempo de permanência e facilitar o trânsito de mercadorias e tornar-se no de maior referência na região.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.