Reinildo Mandava e outros 15 moçambicanos lá fora são titulares nas equipas

A pouco e pouco a crença no talento futebolístico moçambicano vai conquistando, ou mesmo criando, seu lugar na diáspora. Só este final-de-semana, 16 internacionais moçambicanos alinharam como titulares nas suas respectivas equipas, maioritariamente portuguesas.

O maior destaque para este último final-de-semana vai para Gildo Vilankulo, do Amora FC, e Faizal Bangal, do ASD Alcione da Itália, que marcaram pelo segundo jogo consecutivo. Kamo Kamo, do Vitória do Setúbal, regressou aos relvados depois de longo período de lesão. Geny Catamo fez os primeiros minutos ao serviço do Vitória de Guimarães. Reinildo Mandava consolidou a sua titularidade pelo terceiro jogo consecutivo no Atlético Madrid.

Entre os restantes jogadores moçambicanos titulares este fim-de-semana, no escalão principal, estão Zainadine Jr., ao serviço do Marítimo, onde Clésio Baúque foi suplente utilizado.

Também como titular esteve o defesa Bruno Langa, do Desportivo de Chaves de Portugal.

Edson Macuana, dos sub-19 do Vilafranquense, contribuiu para o empate a dois golos da sua equipa diante do Vitória de Setúbal, enquanto Simon Cipriano, para o mesmo escalão dos sub-19, ajudou a sua equipa, o Leixões, a vencer o Famalicão por 3-1. Já Abel Joshua, conhecido por Maestro, ajudou a sua equipa a ceder nulo diante do Sporting, na categoria dos sub-23, mesmo escalão onde Ricardo Mondlane não evitou a derrota da sua equipa, o Rio Ave, diante do Estoril, à tangente.

Amâncio Canhemba, ou simplesmente Neymar, foi titular no Marítimo B, que empatou com o Ferjões a um golo, enquanto Gaby Pinho, que actua no Moura Atlético Clube, não evitou a derrota da sua equipa diante do Vasco da Gama.

Na África do Sul, por seu turno, Manuel Kambala foi titular na goleada sofrida pela sua equipa, o Baroka FC, diante do Sekhukhune por 4-0, para a Premier Soccer League, enquanto Aly Abudo ajudou o TS Sporting a arrancar o nulo diante do Ajax Cape Town, para a segunda liga.

Último dos jogadores titulares este fim-de-semana foi Stanley Ratifo. O internacional moçambicano não marcou, mas assistiu uma vez para a vitória folgada do CFR Pforzheim, diante do Dorfmerkingen por 4-1.

Suplentes utilizados

Outros jogadores que tiveram minutos este fim-de-semana são: Geraldo Matsinhe, na vitória da sua equipa, o Fafe, diante do CDC Montalegre, por 2-1, Francisco Simbine (Bonera), no empate a um golo do seu Marítimo B frente ao Ferjões, e Pablo Bechardas, na vitória do Marítimo sub-23 diante do Farense.

Já Luís Miquissone, do Al Ahly do Egipto, foi suplente não utilizado no nulo da sua equipa diante do Al Hilal em jogo a contar para a segunda jornada da Liga dos Campeões da CAF.

Witi Quembo (Nacional da Madeira de Portugal), Mexer Sitoe (Bordéus da França), Dominguez (Royal AM da África do Sul), Reginaldo Faife (Dinamo KF Tirana da Albânia), não foram convocados para os jogos das suas equipas.

Partilhar este artigo