Actualizado: Manifestações 4×4: Moçambique não registou cancelamento de voos

Actualizado: Manifestações 4×4: Moçambique não registou cancelamento de voos

Os voos de Moçambique para outros países ou vice-versa decorrerem na completa normalidade, conforme assegurou, esta tarde, uma fonte ao MZNews.

Contrariamente a informações postas a circular nas redes sociais sobre o cancelamento de voos por parte de companhias aéreas internacionais, a fonte da aviação e com informações privilegiadas disse não haver registos de voos cancelados.

“Até ao momento está tudo a decorrer com normalidade. O nosso sistema, que nos permite saber dos cancelamentos e agendamentos em tempo real, não registou e nem recebeu notificações nesse sentido” disse a fonte, frisando que “sempre rebemos esse tipo de informação em primeira-mão”.

A fonte prometeu contactar o MZNews na eventualidade de haver informações verídicas e oficiais sobre a suspensão de voos.

Recorde-se que hoje iniciou a quarta fase da quarta etapa das manifestações pós-eleitorais convocadas pelo candidato independente Venâncio Mondlane. Na comunicação das directrizes dos protestos, Mondlane “aconselhou”, entre outras medidas de precaução, o cancelamento de voos.

Entretanto, ontem a empresa Aeroportos de Moçambique emitiu um comunicado avançando que as operações aeroportuárias estariam a decorrer na normalidade.

MZNews tentou, sem sucesso, ouvir declarações sobre o assunto junto das Linhas Aéreas de Moçambique, e algumas companhias internacionais.

Actualização (12:35):

Informações recentes (depois de publicado o texto acima) obtidas pelo MZNews indicam que houve o cancelamento de um voo internacional. Trata-se da companhia Angola Transportes Aéreos Angolanos (TAAG), que, ontem, cancelou uma viagem para Maputo. Entretanto, tal parece não se dever às manifestações que ocorrem em Moçambique, pois a mesma companhia ontem cancelou, igualmente, um voo para a Cidade do Cabo, na África do Sul. Suspeita-se que isto se deve à visita de Joe Biden, o actual Presidente dos Estados Unidos da América, a Angola. Inclusive, o MZNews sabe que esta terá sido uma medida de segurança, havendo até bairros da capital Luanda onde a circulação normal de pessoas e bens está condicionada face à estadia de Biden.

Por outro lado, importa recordar aqui que a informação veiculada pelo MZNews tratava meramente de voos internacionais, embora o título do texto não fizesse essa referência. E, sobre os voos domésticos, era importante ter informação das Linhas Aéreas de Moçambique, mas tal não nos foi possível. Ainda assim, soubemos que, ontem, se passaram casos habituais de cancelamento de voos domésticos em vários aeroportos do país. Aliás, vários vídeos colocados a circular nas redes sociais atestam isto.

Para casos futuros, este site pode servir para esclarecer dúvidas e boatos sobre cancelamentos de voos e afins.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.