União Europeia informa-se sobre projecto Mphanda Nkuwa

União Europeia informa-se sobre projecto Mphanda Nkuwa

A Missão dos Chefes de Cooperação da União Europeia e dos Estados-Membros da União Europeia em Moçambique manteve recentemente um encontro com a equipe do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa e o Parceiro Estratégico.

De acordo com uma nota enviada a redação do MZNews, o encontro visava compreender melhor o estágio de implementação do projecto Mphanda Nkuwa e partilha de informação e os progressos sobre as diversas actividades do projecto em curso, desde questões sociais, ambientais, financiamento, entre outras.

A missão visitou o local onde será construída a futura barragem, ao longo do rio Zambeze e interragiu com as autoridades locais e provinciais sobre o impacto social e ambiental do projecto.

A visita de trabalho à província enquadra-se na monitoria e acompanhamento dos projectos energéticos financiados pela União Europeia.

O projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa tem custo estimado em 4,5 mil milhões de dólares norte-americanos e inclui o desenvolvimento de uma barragem a fio de água, localizada a 61 km a jusante de Cahora Bassa, no Rio Zambeze, na província de Tete.

Uma central hidroeléctrica com capacidade instalada de produção de energia de até 1.500 Megawatts e uma linha de transporte de energia, em alta tensão, de Tete à Maputo de aproximadamente 1300 quilómetros.

O projecto está a ser implementado em rigorosa conformidade com os padrões e ferramentas nacionais e globais de sustentabilidade social, ambiental e governança (Environmental Social and Governance, ESG) internacionalmente aceites para mitigação dos impactos negativos e maximização dos aspectos positivos, avaliação e certificação projecto, que privilegiem a criação de oportunidades para as comunidades locais, minimizem, mitiguem e contrabalancem os potencias impactos adversos ao património de biodiversidade.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.