O Conselho Constitucional (CC) validou, hoje, em Maputo, os resultados das eleições autárquicas de 11 de Outubro de 2023, realizadas em 65 municípios do país.
Conforme a decisão do CC, a Renamo vai governar as autarquias de Chiúre, em Cabo Delgado; Quelimane e Alto Molocué, na Zambézia; e Vilankulo, em Inhambane.
O CC decidiu, no entanto, mandar repetir o escrutínio em duas mesas na autarquia de Nacala Porto, província de Nampula; três mesas em Milange e cinco mesas em Gurué, ambas autarquias na província da Zambézia.
O CC decidiu não validar as eleições realizadas em Marromeu, na província de Sofala.
O partido Frelimo vai governar nas outras autarquias, exceptuando a cidade da Beira, onde vai liderar o Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
Esta deliberação do CC invalida a conclusão da Comissão Nacional de Eleições (CNE) que atribuía a vitória da Frelimo em 64 autarquias.
Após o anúncio da CNE, em 26 de Outubro, a Renamo submeteu recursos aos tribunas competentes reclamando vitória, não apenas naquelas autarquias onde hoje o CC revelou a sua vitória, mas também nas cidades de Maputo e Matola, cidade de Nampula, Nacala Porto, em Nampula.
Deixe uma resposta