O balanço dos primeiros nove meses do Plano Económico e Social e Orcamental do Estado de 2023, aponta para uma estabilidade macroeconómica interna, com uma inflação a situar-se em 8,7%, abaixo dos 11,5% previstos para o período em análise.
“As reservas internacionais líquidas são também suficientes para cobrir as importações em 3.8 meses”, indica o documento do Governo partilhado hoje com a imprensa.
O Governo disse ainda após a 37ª Sessão do Conselho de Ministros que a economia nacional registou um aumento de 4,4%, acima da média do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e das economias da África Subsaariana.
Ainda no mesmo período, o Conselho de Ministro deu a conhecer que foi registado uma redução do défice do saldo da balança de transações correntes em 1160,0 milhões de dólares.
Quanto a receita do Estado, o Governo diz que a mesma atingiu, de Janeiro a Setembro, um valor líquido de 232,547.4 milhões de meticais, correspondente a um crescimento de 8%, relativamente ao ano passado, fixando-se em 65,1% dos 65 da programação anual.
O Governo diz ainda que dos 135 indicadores programados para o período, 73,3%, corresponde a 99 indicadores, tiveram um desempenho positivo.
A Despesa do Estado foi de 316,495.0 milhões de meticais, correspondente a uma realização de 67%.
Ainda na mesma sessão, o Conselho de Ministro diz ter apreciado as informações sobre a inauguração da nova Ponte sobre o rio Save, a realizar-se no dia 01 de Novembro de 2023.
Deixe uma resposta