A Rússia lançou uma ofensiva de drones contra os portos ucranianos, intensificando os ataques às infra-estruturas de exportação de alimentos do país, depois de Moscovo se ter retirado de um acordo de exportação de cereais do Mar Negro no mês passado, aumentando as preocupações de que a guerra possa voltar a perturbar uma parte significativa do abastecimento alimentar mundial.
Foram registados danos em instalações portuárias no rio Danúbio, causando danos às infra-estruturas portuárias, segundo as autoridades ucranianas. Izmail tem sido a principal rota de exportação de produtos agrícolas da Ucrânia desde a saída da Rússia do acordo de grãos do Mar Negro.
Os ataques ocorrem um dia depois de a Rússia ter afirmado ter derrubado drones ucranianos que visavam Moscovo, a Crimeia sob controlo russo e embarcações no Mar Negro.
Entretanto, a Rússia iniciou exercícios navais no Mar Báltico e a Polónia acusou helicópteros bielorrussos de violarem o seu espaço aéreo.
O Ministério da Defesa russo afirma ter colocado restrições ao movimento de navios e aviões no Estreito de Kerch, que separa a Rússia da península ocupada da Crimeia.
Deixe uma resposta