A Associação Moçambicanas de Empresas Petrolíferas (AMEPETROL) afirma que o país tem quantidade suficiente de combustível para responder a demanda.
O pronunciamento desta entidade surge na sequência de algumas notícias postas a circular, dando conta de uma eventual ruptura de combustível nas empresas petrolíferas do país.
Ricardo Cumbe, Secretário-Geral da AMEPETROL, que falava à Rádio Moçambique, explicou que de uma desinformação aos consumidores.
“Não temos problemas de stocks de momento, ocorreu uma situação de desinformação junto as redes sociais e a informação que estava a ser veiculada, não correspondia a verdade. Os consumidores não devem entrar em pânico, continuem a levar a vida de forma normal, não se agitem”, disse, aos microfones da Antena Nacional.
Ricardo Cumbane esclarece, no entanto, que as dificuldades apresentadas recentemente pela associação, referentes ao desajuste do preço praticado no país com o preço da importação dos combustíveis, prevalecem, mas já há contactos com o governo.
De referir que, recentemente o Primeiro-ministro, Adriano Maleiane, afastou a possibilidade de o Estado subsidiar alguns subsectores, incluindo o de combustíveis, como forma de fazer face a alta de preços na sequência da crise provocada pela guerra na Ucrânia.