Venâncio Mondlane anuncia 4 dias de luto a partir desta quinta-feira

Venâncio Mondlane anuncia 4 dias de luto a partir desta quinta-feira

O candidato presidencial independente, Venâncio Mondlane,  e “líder do povo” anunciou quatro dias de luto nacional, a partir desta quinta- feira, (19.12)  até domingo (22) em homenagem às mais de 130 pessoas mortas durante as manifestações.

Venâncio Mondlane, que falava na noite desta segunda-feira, em mais uma live, disse que esta quinta-feira, vai ser o início da celebração daquilo que chamou de “heróis da democracia moderna”, desde o assassinato do advogado Elvino Dias até o Mano Shottas, em Ressano Garcia.

Durante estes quatro dias de luto, Mondlane disse as actividades poderão decorrer de forma normal, sem manifestações de rua, e nem impedimento da circulação do trânsito.

“Nestes quatro dias de luto vamos vestir de preto para aqueles cujo a tradição o luto é usar o preto, e vamos usar o branco para aqueles cujo a tradição do luto é a roupa branca”, disse Mondlane.

Ainda durante os quatro dias de luto, Mondlane apelou para a paralisação das actividades para o canto do hino nacional, das 13h às 13h15.  E não só. “Vamos também orar por justiça em Moçambique. Vamos orar pelas famílias que estão feridas e que perderam pessoas, isto em todos os lugares”, disse.

Já no domingo, último dia do luto nacional, Mondalne pediu para o “regresso” de apitos e vuvuzelas a partir das 21h até as 22h, porque “na segunda-feira, haverá o veredito final.”

Turbo V8 nas mãos do CC a 23 de Dezembro

Venâncio Mondlane, líder das manifestações em protesto aos resultados eleitorais, apelou à paralisação total e completa das actividades públicas e privadas à escala nacional, na segunda-feira, 23 de Dezembro, dia em que serão anunciados os resultados eleitorais definitivos.

“Vai ser um dia em que não vamos ter nenhuma actividade laboral. Ficamos nas nossas casas para ouvir o acórdão do Conselho  Constitucional. Montamos as nossas telas nos nossos bairros para ouvir o que o Conselho Constitucional está a trazer como veredito para os moçambicanos”.

Mondlane disse ainda que o Turbo V8 vai ser anunciado pelas palavras que vão sair da boca da presidente do Conselho Constitucional, professora Lúcia Ribeiro.

“O que ela vai determinar pela sua boca no dia 23 de Dezembro, vai conduzir que o país avance para a paz ou o país avance para o caos. Vai determinar se o país vai para a tranquilidade ou se o país vai para o abismo(…).  agora passamos a responsabilidade do Turbo V8 para ser anunciado pela professora Lúcia Ribeiro, no dia 23 de Dezembro quando for feita a leitura do acórdão, disse Mondlane.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.