Vale produz e exporta mais carvão no terceiro trimestre

A mineradora Vale anunciou que a produção de carvão em Moçambique aumentou 78,1% e as vendas quase duplicaram no terceiro trimestre de 2021, se comparado com 2020, conforme os dados do último relatório da empresa.

A produção de carvão no terceiro trimestre de 2021 fixou-se em 2,4 milhões de toneladas e as vendas ascenderam a 2,6 milhões de toneladas. Entretanto, expansão dos indicadores entre Julho e Agosto segue a tendência já verificada nos três meses anteriores.

O “carvão energético” utilizado e centrais térmicas registou o maior aumento em vendas ao ficar acima dos 160% relativamente a 2020. Com isto, verificou-se uma superação do “carvão coque” (mais 42%) usado na indústria metalúrgica.

A Lusa refere que isso deveu-se às obras de requalificação das minas de Moatize e a crescente demanda do recurso nos mercados asiáticos como consequência da retoma gradual da economia após um declínio acentuado no ano passado originado pela pandemia da Covid-19.

Este ano, até final do mês passado, a Vale já tinha produzido 5,6 milhões de toneladas de carvão em Moatize, face a 4,6 milhões nos primeiros nove meses de 2020.

Partilhar este artigo